No setor automobilístico, cresce a cada ano a adoção de materiais alternativos para aperfeiçoamento da segurança, do conforto e do desempenho. Recentemente, a Mitsubishi aplicou a resina Noryl GTX, da Sabic Innovative Plastics, nos para-lamas do seu novo crossover compacto RVR (foto). Ao substituir o metal por esta resina, a montadora reduziu o peso da peça quase pela metade - o veículo ficou 3 kg mais leve.
De acordo com a Sabic, entre outros benefícios, o material permite moldar facilmente a peça na forma desejada; aumenta a flexibilidade dos para-lamas em comparação ao metal, possibilitando maior absorção de impacto em acidentes com pedestres; torna mais fácil a recuperação dos componentes após pequenas colisões; e contribui para a redução de peso do carro e, consequentemente, do consumo de combustível e emissão de poluentes.
A resina Noryl GTX é utilizada desde 1988 na indústria automobilística da Europa, Estados Unidos, Japão, América do Sul e China. Entre os fabricantes que optaram por esse material na produção de para-lamas estão General Motors, Ford, Volkswagen, Renault, PSA Peugeot Citroën, BMW, Audi, Land Rover, Mercedes-Benz, Mitsubishi e Nissan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário