quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Carro parado, mas sem bateria descarregada!



Viagens a trabalho, férias prolongadas. Na volta para casa, é comum a retomada da rotina e várias coisas para resolver. Muita gente, por exemplo, opta por viajar de avião ou ônibus e deixa o carro na garagem. O que poucos sabem é que, sem os cuidados adequados, a bateria do veículo pode descarregar por ficar sem uso durante muito tempo.

Para evitar transtornos, aqui vão algumas dicas de conservação de baterias que podem ser aplicadas nestes casos.

Thiago Dantas, engenheiro de projetos da Baterias Moura, explica que a descarga espontânea da bateria não acontece com tanta intensidade e é mais comum quando se tem muitos equipamentos instalados no veículo, ou se o acumulador elétrico já estiver muito velho e perdendo a capacidade de reter a carga.

Mesmo assim, algumas medidas podem evitar que a bateria descarregue com a falta de uso. “Os automóveis atuais são equipados com aparelhos eletrônicos que consomem energia da bateria mesmo que o carro esteja desligado”, diz Dantas. Segundo o engenheiro, os alarmes, os aparelhos de som e os GPS são os elementos que mais gastam energia quando estão em modo de espera ou stand by.

A média tolerada de consumo quando o carro está desligado é de aproximadamente 30 miliamperes/hora. Para saber se está havendo fuga de corrente, solicite a um profissional especializado para medir o consumo quando levar o seu carro para revisão. Dantas avisa que problemas no alternador e no regulador de tensão também podem diminuir a durabilidade da bateria.

Para evitar esses contratempos, a recomendação é que o proprietário consulte o manual do veículo. “Geralmente, há medidas a serem tomadas nesses casos em que o carro vá ficar parado por mais de 15 dias. Mas este tempo limite pode variar de acordo com o fabricante”, explica Dantas. No manual, o usuário poderá encontrar instruções de como desconectar a bateria sem perder os registros de memória, o que pode ser uma solução para longos períodos sem usar o carro.

As baterias Moura têm durabilidade média entre 2 e 3 anos. Existem variações na sua vida útil, dependendo da manutenção, utilização e dos acessórios com os quais o veículo é equipado como sons de alta potência, ar-condicionado, alarme, vidros e travas elétricas.

O engenheiro lembra que é importante manter a bateria sempre limpa para evitar fuga de corrente devido às impurezas depositadas superfície na tampa. Outra dica relevante é sobre a recarga da bateria. “Quando a bateria descarrega, deve-se recarregá-la completamente e de forma lenta, ou seja, o indicado é que a bateria receba uma carga de 24 horas com a corrente de recarga, em amperes, limitada até 10% da capacidade nominal do acumulador elétrico. Isso garantirá uma maior vida útil para a bateria”, diz Thiago Dantas.

16 comentários:

  1. meu carro esta descarregando a bateria e esta pipocando ate perder a força e apagar ja troquei a bateria mas não da nem sinal so no tranco oque vc acha que pode ser.obrigado.

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  2. Veja se é a vela ;) as vezes pode ser ela que tem dado problema.

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  3. Meu Gol GL ano 94 teve um estouro na caixa de fusíveis e os vidros elétricos pararam de funcionar. Fui num eletricista e ele disse que o porta-fusíveis estava com problema, então ligou os vidros elétricos diretamente na bateria, sem a caixa de fusíveis. Não deram mais problemas, mas meu Gol passou a frequentemente ficar sem bateria. E o pior, agora tenho uma Moura novinha em folha, não tem nem uma semana de uso!
    Como prosseguir? São os vidros que estão torrando minha bateria?

    Não tenho rádio, acendedor de cigarros, GPS, DVD, só o que veio de fábrica e os vidros elétricos que o antigo dono instalou!

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  4. deve ser a rebimboca do periperfasio auxiliar do sistema autrérico fétido do veiculo

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  5. Mimimi do Dantas. Claro que não vai entregar entregar os defeitos da Moura e perder emprego. A mais cara e pior bateria do mercado. Já fiquei fora do país por quase 6 meses e quando voltei a bateria estava carregada. Na época, era uma Vulcânia original de fábrica da Fiat, branca e vermelha, nem rótulo não tinha, só num detalhe dava para saber o nome. Como estava bem seco pelo não uso, o carburador precisou de um 'gole' de gasosa direto para facilitar a pegada de cara, pois só o afogador não daria conta. De 84 ano da compra do carro e já estava com a bateria Vulcânia, até 91 nunca precisei de chupeta. Depois ela pediu aposentadoria e passei para a Heliar, ainda tipo completar com água. Não era lá essas coisas mas nunca descarregou com uma semana sem uso. Nunca precisei de chupeta. Duravam menos, em torno de 3 anos por aí. Depois passei para Heliar sem 'água'. Metade do tempo durava, nunca mais de dois anos, Mas segurava uns dias sem ligar. Numa 'recomendação' em hora de troca, sugeriram Moura até de Aperagem pouco maior por conta do alarme que afinal nem uso mais, já que pouco o carro fica em ruas parado, só andando mesmo. Mas é ficar uma semana sem ligar em viagem e pode trocar pq nem carga lenta adianta depois. Na garantia nenhuma avisa que o tempo desligado não está coberto, mas deveriam alertar em todas porque todas estão com esse mesmo problema 'fabricado' de obsolescência programada, tudo descartável. Se não custassem tão caro até daria para manter uma na reserva no carro, mas a Moura enfia a faca para sustentar o garoto propaganda Emercon Fittipaldi. Deve ele pagar uma babá quando viaja só para ligar todos os carros que tem em várias casas. Duvido que uso Moura, a menos que tenha um fornecimento constante e grátis. Nos EEUU, há carros com anos usando a mesma bateria, por que será hein? Quem é antigomobilista sabe a chatice que são as baterias 'modernas'. A MOura, já que cobra tão caro e diz ter tanta tecnologia embarcada, desenvolver baterias especiais para colecionadores de autos. As que estão por aí, com prata, ouro ou metal nobre de Kripton não valem nem metade do que cobram. São piores do que baterias chinesas de relógio compradas em cartelas no Paraguai. tudo feio para descarte e engenheiro não vai condenar que paga o salário...

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  6. Meu carro é novo. Tem 6 meses de uso e menos de 2000 km. Faço pouco uso e em pequenos percursos.
    Quando fico dois dias sem ligá-lo a bateria está descarregando. É normal? O que posso fazer para evitar?

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  7. ande com o carro todos os dias!!!!!

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  8. Tenho esse mesmo problema com a Bateria Moura, 2 dias sem sair com o carro e já era, não liga, não tenho alarme, só tenho um simples mp3, essa marca realmente não é boa, pra não ficar dando tranco no carro, comprei um acionador de partida.

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  9. Tenho um palio a dois anos e ontem fiquei na mao.Fui ligar o carro e nada,o q pode ser?a bateria é nova veio de fabrica qdo comprei i carro zero km.Isso é normal durar apenas 2 anos,sendo q quase nao uso o carro?

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    1. Quanto menos se usa o carro, mas a bateria vai a vida. Pois o carro em movimento durante 30 minutos por dia faz com que o alternador recarregue a bateria. Por isso temos que dar uso ao carro.

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  10. Este comentário foi removido pelo autor.

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  11. Gostaria de saber se uma bateria fora do veiculo descarrega

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    1. Só se você a deixar no chão, se estiver sobre algum anteparo de preferência isolante como madeira não descarrega.

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  12. Qual cabo desligar para deixar o carro parado um tempo maior, o negativo ou positivo?

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  13. Justo o que eu procurava sobre bateria vulcania. Obrigada!

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